Seja Bem vindo!!

Esse é um espaço onde tenho o compromisso e a obrigação de colocar minhas opiniões para aprofundar os mais diversos assuntos, tais como análise político-eleitoral, resenhas de livros e filmes, entre outros, porque apenas com o debate, e a exposição de opiniões contrárias o ser humano pode chegar a suas próprias conclusões. aqui meu lema é: " Não escrevo o que querem ler, mas o que deve ser lido". tenha uma boa leitura, e fique a vontade para comentar.

terça-feira, 2 de junho de 2009

PSB: Caminhos a Seguir.



Segundo uma pesquisa publicada no início de junho, realizada pelo Instituto Sensus, a popularidade do presidente Lula subiu de 76,2% ( em março de 2009) para 81,5 ( em maio), houve também um aumento no que diz respeito a sua avaliação positiva, que foi de 62,4% para 69,8% no mesmo período. A pesquisa também mostra um empate técnico entre Dilma Rousseff (PT) e o governador paulista José Serra (PSDB), utilizando-se do método de pesquisa espontânea, onde não se apresenta nenhuma lista de nomes para o entrevistado, ele apenas responde “ de cabeça” em quem votaria. Na mesma pesquisa, o candidato do PSB Ciro Gomes aparece com apenas 1,1% das intenções de votos.
Esses dados servem como ponto de partida para uma discussão mais profunda, tanto sobre a sucessão presidencial (em 2010) quanto o comportamento do partido no que se refere à conjuntura municipal em Duque de Caxias-RJ. Por mais que a popularidade do presidente petista esteja em alta, o povo caxiense sabe que a transferência de votos nem sempre tem o resultado esperado, já que em 2004, o então prefeito Zito tinha para si uma popularidade quase de 100% (segundo pesquisas) e noentanto, não conseguiu eleger seu sucessor ( Laury Villar).
Se por um lado, o partido necessita de um nome que seja mais coerente com o projeto partidário para construir uma alternativa viável à presidência da república, numa eleição polarizada entre PT e PSDB, numa terceira via socialista, por outro, já nos remetendo à conjuntura municipal, o PSB caxiense precisa iniciar desde já sua caminhada rumo a prefeitura, pois em 2012 a eleição estará polarizada entre o atual prefeito Zito e seu ex-colega Washington Reis, ambos com a experiência de administrar nosso município, e com essa carga, vem também seus próprios erros administrativos e índices de rejeição.
Declarar agora a oposição ao governo municipal é expor a população caxiense que existe uma alternativa viável que representa uma ruptura tanto da política do atual prefeito quanto de seu ex-colega. O PSB de Duque de Caxias deve assumir seu lugar na história do município e começar ainda em 2009 sua caminhada á candidatura própria, ou deixar que essa lacuna seja preenchida por alguém que perceba o valor dessa oportunidade.
O ano de 2010 será para o PSB um ano que pode influenciar diretamente no processo de 2012, pois uma candidatura própria à presidência da república, colocará em evidência o programa que o partido tem para todo o país, e ao mesmo tempo para nosso próprio município.

Propostas

@ Oposição ao Governo Zito;
@ Candidatura própria tanto em 2010 quanto em 2012;
@ Realização do Fórum Municipal de Juventude, e outros Fóruns setoriais que visem a elaboração de propostas para serem incorporadas ao programa de governo do PSB;
@ Realização de Seminários de formação política para lideranças partidárias e futuros candidatos;
@ Espaço reservado para mais propostas.

( Emerson Torres – Filiado ao PSB desde 21 de outubro de 2008)

Nenhum comentário: