(Emerson Torres / 20/08/2009)
O Dia 19 de agosto de 2009 será mais uma data de más lembranças tanto na memória petista quanto na memória dos milhões de brasileiros e brasileiras que depositaram sua confiança e seus votos no vermelho da transformação social em 2002 e o reafirmaram em 2006.
O Senador e ex-Presidente da República José Sarney ( PMDB) tinha contra si dezenas de denúncias
Que envolviam seu nome, no entanto, todas foram arquivadas por uma comissão de ética que via sua punição como um golpe contra a governabilidade petista, pois a perda do apoio do PMDB se tornaria num abalo infra-estrutural no alicerce governista. Tanto, que a comissão sofreu uma intervenção direta da Presidência Nacional do PT, Onde Ricardo Bersoine “Orientou”, com cara de intimação, que os senadores petistas membros do conselho votassem pelo arquivamento de todas as denúncias, deixando o Líder da bancada petista no Senado, Aluísio Mercadante, em “ maus lençóis”. Será que a sede nacional do PT se tornou numa espécie de anexo arquitetônico do Senado federal?
Essa atitude desencadeou num “racha sem precedentes”, intitulado assim pela imprensa. De um lado, o comunicado da desfiliação da Senadora e ex Ministra de Meio Ambiente Marina Silva, que pretende assumir o verde após deixar o vermelho petista e se candidatar á Presidência da República em 2010 pelo PV. Do outro, o Senador Flávio Arnes, declarando que o parlamentar deve ser fiel ao partido, mas o partido deve ser fiel á seus ideais. Uma declaração que torna transparente que fidelidade partidária é uma via de mão dupla.
Mas o termo “racha sem precedentes” não se aplica nesse contexto, quem não se lembra daquele desgastante 14 dezembro de 2003 onde a Senadora Heloísa Helena e os Deputados Federais Babá e Luciana Genro foram expulsos do PT após discordarem da Proposta de reforma da previdência, o que desencadeou uma desfiliação em massa e deu origem ao PSOL?
Nesses 7 anos, para preservar o poder e a governabilidade, o PT sacrificou uma História de lutas, militantes históricos e principalmente sua própria identidade ideológica. Tornando seus 29 anos em uma história de começo lindo e final trágico.
Se por um lado existe todo esse desgaste da estrela petista por outro temos uma ascensão cada vez mais visível da Pomba Socialista, que voa cada vez mais alto. Com Ciro Gomes ( PSB) aparecendo em pesquisas mais recentes com 23% das intenções de votos. Esse fato, um ano antes da eleição, mostra que temos duas escolhas á avaliar: ou investimos no nome de Ciro Gomes rumo á uma candidatura própria em 2010, e rumo á um provável 2º turno, aumentando ainda mais o vôo de nossa Pomba, ou, por outro lado, nos agarramos á uma estrela decadente, com o peso de uma âncora, e nos deixamos ser arrastados para as profundidades da derrota eleitoral. Particularmente, defendo a primeira opção, e ainda acrescentaria que chegando no 2º turno, recusar toda e qualquer proposta de apoio do PT, pois o que nos colocaria nesse cenário seria exatamente o fato de nos desvincularmos deles. Se eles querem apoiar alguém, com o único objetivo de permanecerem na máquina governamental sem qualquer projeto ou ideologia, que apóiem o Serra (PSDB).
“O PT está negando os seus laços com os movimentos sociais em função de se transformar em medíocre anexo arquitetônico dos interesses do palácio do Planalto...”
( Senadora Heloísa Helena, em entrevista concedida em dezembro de 2003 ao “ Fala Juventude”, Boletim Informativo Da secretaria Municipal do PT de Duque de Caxias, edição -5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário